Na solução aquosa das substâncias orgânicas prebióticas (antes da vida), a catálise produziu a síntese de moléculas complexas de toda classe, inclusive proteínas e ácidos nucléicos. A natureza dos catalisadores primitivos que agiam antes não é conhecida. É quase certo que as argilas desempenharam papel importante: cadeias de aminoácidos podem ser produzidas no tubo de ensaio mediante a presença de certos tipos de argila. (...) Mas o avanço verdadeiramente criativo – que pode, na realidade, ter ocorrido apenas uma vez – ocorreu quando uma molécula de ácido nucléico “aprendeu” a orientar a reunião de uma proteína, que, por sua vez, ajudou a copiar o próprio ácido nucléico. Em outros termos, um ácido nucléico serviu como modelo para a reunião de uma enzima que poderia então auxiliar na produção de mais ácido nucléico. Com este desenvolvimento apareceu o primeiro mecanismo potente de realização. A vida tinha começado. Adaptado de: LURIA, S.E. Vida: experiência inacabada. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979. Considere o esquema ao lado: O “avanço verdadeiramente criativo” citado no texto deve ter ocorrido no período (em bilhões de anos) compreendido aproximadamente entre (A) 5,0 e 4,5. (B) 4,5 e 3,5. (C) 3,5 e 2,0. (D) 2,0 e 1,5. (E) 1,0 e 0,5.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
O período verdadeiramente criativo citado no texto, se refere ao período em que uma molécula de ácido nucleico passou a ter a capacidade de induzir à formação de proteínas, e essas por sua vez, adquiriram a capacidade de atuar na criação de cópias do ácido nucleico, primeiros passos na conservação da informação genética.
Segundo a escala de tempo, este período ocorreu com a formação dos primeiros ácidos nucleicos e primeiras células, entre 4,5 a 3,5 bilhões de anos.
Resposta: B.
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás