ENEM, perguntado por carolsdanny5169, 1 ano atrás

Good-bye “Não é mais boa noite, nem bom dia Só se fala good morning, good night Já se desprezou o lampião de querosene Lá no morro só se usa a luz da Light Oh yes!” A marchinha Good-bye, composta por Assis Valente há cerca de 50 anos, refere-se ao ambiente das favelas dos morros cariocas. A estrofe citada mostra (A) como a questão do racionamento da energia elétrica, bem como a da penetração dos anglicismos no vocabulário brasileiro, iniciaram-se em meados do século passado. (B) como a modernidade, associada simbolicamente à eletrificação e ao uso de anglicismos, atingia toda a população brasileira, mas também como, a despeito disso, persistia a desigualdade social. (C) como as populações excluídas se apropriavam aos poucos de elementos de modernidade, saindo de uma situação de exclusão social, o que é sugerido pelo título da música. (D) os resultados benéficos da política de boa vizinhança norte-americana, que permitia aos poucos que o Brasil se inserisse numa cultura e economia globalizadas. (E) o desprezo do compositor pela cultura e pelas condições de vida atrasadas características do “morro”, isto é, dos bairros pobres da cidade do Rio de Janeiro.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
8
Boa tarde.



Conforme a leitura do texto, compreende-se que a alternativa correta é a letra B.



No texto, é possível entender que, por meio da utilização de anglicismos , que é um termo usado na língua inglesa para dar nome a coisas e objetos novos, assim como o uso da luz elétrica, pode-se entender que existe a presença da modernidade.

E desta forma, a modernização pode ser presente também em pessoas que faziam parte de outras classes sociais, as menos favorecidas. 

Acrescentando ainda, podemos dizer que a palavra “morro”, que é muito usada no Brasil, é constantemente associada ao tema de desigualdade social, como é explícito na alternativa B.

Espero ter ajudado. Bons estudos!




Perguntas interessantes