ENEM, perguntado por Lokizzah8379, 1 ano atrás

Comer com as mãos era um hábito comum na Europa, no século XVI. A técnica empregada pelo índio no Brasil e por um português de Portugal era, aliás, a mesma: apanhavam o alimento com três dedos da mão direita (polegar, indicador e médio) e atiravam-no para dentro da boca. Um viajante europeu de nome Freireyss, de passagem pelo Rio de Janeiro, já no século XIX, conta como “nas casas das roças despejam-se simplesmente alguns pratos de farinha sobre a mesa ou num balainho, donde cada um se serve com os dedos, arremessando, com um movimento rápido, a farinha na boca, sem que a mínima parcela caia para fora”. Outros viajantes oitocentistas, como John Luccock, Carl Seidler, Tollenare e Maria Graham descrevem esse hábito em todo o Brasil e entre todas as classes sociais. Mas para Saint-Hilaire, os brasileiros“lançam a [farinha de mandioca] à boca com uma destreza adquirida, na origem, dos indígenas, e que ao europeu muito custa imitar”. Aluísio de Azevedo, em seu romance Girândola de amores (1882), descreve com realismo os hábitos de uma senhora abastada que só saboreava a moqueca de peixe “sem talher, à mão”. Dentre as palavras listadas abaixo, assinale a que traduz o elemento comum às descrições das práticas alimentares dos brasileiros feitas pelos diferentes autores do século XIX citados no texto. (A) Regionalismo (caráter da literatura que se baseia em costumes e tradições regionais). (B) Intolerância (não-admissão de opiniões diversas das suas em questões sociais, políticas ou religiosas). (C) Exotismo (caráter ou qualidade daquilo que não é indígena; estrangeiro; excêntrico, extravagante). (D) Racismo (doutrina que sustenta a superioridade de certas raças sobre outras). (E) Sincretismo (fusão de elementos culturais diversos, ou de culturas distintas ou de diferentes sistemas sociais).

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
64
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

A partir do texto que acompanha a questão, podemos perceber que o autor menciona que este mesmo hábito pode ser encontrado em diversas culturas (europeus, indígenas...), em diversos períodos (séculos XVI e XIX) e diferentes classes sociais.

Logo, a alternativa que melhor define o elemento em comum entre as descrições apresentadas é a letra (E), "sincretismo (fusão de elementos culturais diversos, ou de culturas distintas ou de diferentes sistemas sociais)".

As demais alternativas não ressaltam esse caráter amplo de fusão, como a letra (E) faz.
Respondido por larissamagrani
2

Os textos da questão referem-se ao sincretismo cultural e à forma como as culturas se unem (E).

Sincretismo cultural

  • Sincretismo cultural diz respeito ao modo como as culturas se unem e sua hibridez traz dinamismo e novas formas de percepção da cultura.

  • No Brasil, o sincretismo iniciou seu processo quando houve miscelânea entre os povos (indígenas, europeus e africanos). Tal relação culminou em culturas diversas e entrelaçadas.

  • Tal sincretismo ocorrena culinária, na religião, na formação da sociedade, nas artes, literatura, cinema e música. Toda a cultura é síncrona e simbiótica.

Saiba mais sobre sincretismo em: https://brainly.com.br/tarefa/20455332

Anexos:
Perguntas interessantes