Na segunda metade do século XX, pesquisadores passaram a estudar a influência das condições situacionais sobre a liderança. Com isso, surgem quatro principais abordagens: o Modelo de Fiedler, a teoria situacional de Hersey e Blanchard, a Teoria do Caminho-objetivo de House e a Teoria das Trocas de Hollander.
Robbins, S. Comportamento Organizacional. 11 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006 (adaptado).
Sobre as teorias que compõem a abordagem contingencial da liderança, assinale a opção CORRETA.
A- A Teoria do Caminho-objetivo de House sustenta que o líder deve subjugar os objetivos pretendidos por seus funcionários dentro da empresa.
B- A teoria situacional de Hersey e Blanchard propõe que o líder seja capaz de adaptar seu estilo de liderança conforme a situação e de tratar os diferentes diferentemente.
C- O Modelo Fiedler propõe que a eficiência do grupo não está ligada ao estilo do líder, mas sim, ao grau de
Soluções para a tarefa
Sobre as teorias que compõem a abordagem contingencial da liderança, assinale a opção correta é: alternativa B.
Na segunda metade do século XX, pesquisadores passaram a estudar a influência das condições situacionais sobre a liderança, assim surge a teoria situacional de Hersey e Blanchard, que establece que o líder seja capaz de adaptar seu estilo de liderança conforme a situação e de tratar os diferentes diferentemente.
O modelo Fiedler propõe que a eficiência esta ligada tanto ao estilo do lider, quanto ao grau de controle da situação. Enquanto que, a teoria do Caminho-objetivo de House afirma que o lider deve conhecer os objetivos dos funcionarios para reduzir os bloqueios.
Resposta:
A teoria situacional de Hersey e Blanchard propõe que o líder seja capaz de adaptar seu estilo de liderança conforme a situação e de tratar os diferentes diferentemente.
Explicação:
A teoria situacional de Hersey e Blanchard propõe que o líder seja capaz de adaptar seu estilo de liderança conforme a situação e de tratar os diferentes diferentemente.