Na segunda metade do século XX, pesquisadores passaram a estudar a influência das condições situacionais sobre a liderança. Com isso, surgem quatro principais abordagens: o Modelo de Fiedler, a teoria situacional de Hersey e Blanchard, a Teoria do Caminho-objetivo de House e a Teoria das Trocas de Hollander. Robbins, S. Comportamento Organizacional. 11 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006 (adaptado). Sobre as teorias que compõem a abordagem contingencial da liderança, assinale a opção CORRETA.
Soluções para a tarefa
A afirmativa correta é a letra b. Teoria do Caminho-objetivo de House.
Isso porque segundo tal teoria, o líder de um negócio ou empresa deve ser capacitado de promover importantes alterações diante do tratamento dos seus funcionários de acordo com suas especificidades. Segundo o mesmo, os diferentes devem ser tratados diferentemente.
Esse modelo de liderança portanto trata da ideia de adaptação que deve ser vivida peor House, tratando portanto de flexibilidade diante de cada momento vivenciado.
Resposta:
A teoria situacional de Hersey e Blanchard propõe que o líder seja capaz de adaptar seu estilo de liderança conforme a situação e de tratar os diferentes diferentemente.
Explicação:
Sobre as teorias que compõem a abordagem contingencial da liderança é correto afirmar: a teoria situacional de Hersey e Blanchard propõe que o líder seja capaz de adaptar seu estilo de liderança conforme a situação e de tratar os diferentes diferentemente; o Modelo Fiedler propõe que a eficácia do grupo está ligada ao estilo do líder e ao grau de controle da situação em que está submetido; a Teoria das Trocas de Hollander afirma que a eficácia do líder está ligada ao equilíbrio entre a expectativa do funcionário e as respostas comportamentais do referido líder; a Teoria do Caminho-objetivo de House e Mitchell sustenta que o líder deve conhecer os objetivos pretendidos por seus funcionários e agir como facilitador para que eles sejam atingidos, reduzindo assim os bloqueios e as armadilhas do percurso.