Psicologia, perguntado por jessicarnaldo83, 10 meses atrás

Na Resolução CFP nº 9, de 25 de abril de 2018, considera-se que a “Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas”. Acerca dos temas, testagem e avaliação psicológica, e considerando-se a Resolução CFP 09/2018, analise as assertivas seguintes: I. Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na sua prática profissional (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação). II. Uma das fontes complementares de informação é a entrevista psicológica. III. A manutenção dos registros dos atendimentos do processo de avaliação psicológica não é obrigatória, exceto em casos que necessitem de encaminhamento a outros profissionais. IV. A testagem psicológica tem por objetivo identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas, por meio de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão, acordados pela comunidade científica. V. É permitida a utilização clínica de testes psicológicos que constem na lista de testes psicológicos não avaliados no site do SATEPSI, desde que o profissional da Psicologia apresente justificativa do uso, por escrito, ao seu Conselho Regional. Quais das assertivas anteriores estão incorretas? a) Todas as assertivas estão incorretas. b) As assertivas I, II e III estão incorretas. c) As assertivas II, III e V estão incorretas. d) As assertivas IV e V estão incorretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
15

A alternativa C está correta.

O profissional quando avalia uma situação,deve levar em consideração todos os aspectos que levaram  os fatores relacionados ao paciente.

Por isso, os testes psicológicos devem ser colocados em pauta para que a relação não se torne unilateral.

Além disso, esse mecanismo é colocado em prática pela resolução 009/18 do CFP,  que busca fornecer direcionamento para a avaliação psicológica, além de regulamentar o sistema de avaliação de testes psicológicos, para enfim divulgar projeções  sobre os avaliados.

Por fim, essa avaliação deve conter mais de um teste psicológico, não devendo ter todos os disponíveis como formas de uso, justamente pelo fato de existirem outros testes com funções parecidas.

Respondido por gersonjanete
18

Resposta:

V F V V - corrigido pelo Ava.

Perguntas interessantes