Biologia, perguntado por Lamônica, 1 ano atrás

na reprodução sexuada , que mecanismo ocorre na profase 1 da meiose e esta envolvido com a variabilidade genica duranteba formação dos gametas ? metafase ? pode ser?

Soluções para a tarefa

Respondido por UmaCDF
1
Durante a profase 1 da meiose existem várias subfases: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese. No Leptóteno vai se iniciar o processo de espiralização (da cromatina), no zigóteno vai ocorrer o pareamento de cromossomos homólogos, no paquíteno esse pareamento vai ter acabado e assim, o par de cromossomos homólogos que vai possuir 4 cromátides vão se denominar bivante ou tétrade, no diplóteno vai ocorrer o famoso "crossing-over" (que a ciência desconhece a causa ainda do por quê acontece, mas é basicamente quando em um par de cromossomos homólogos vão ocorrer várias ou nenhuma permuta", e na diacinese vai ocorrer a espiralização cromossômica e a carioteca irá desaparecer havendo também a terminalização dos quiasmas. A variabilidade gênica irá ocorrer por causa da troca dessas quiasmas, que de modo vulgar podemos dizer que são "as perninhas do cromossomo" que são chamadas de quiasmas elas vão se entrelaçar e vai ocorrer a permuta (troca) e um vai ficar com a perninha do outro, por isso vão se misturar os materiais genéticos.

UmaCDF: Ah e na metáfase 1 (da meiose) os cromossomos vão estar na zona equatorial da célula (ou seja, no centro) e os centrômeros estarão ligados as fibras do fuso que vão emergir dos centríolos que vão estar opostos entre si.
Lamônica: Obrigada!Boa noite!
Perguntas interessantes