Na queda do regime czarista e deflagração da Revolução Russa em 1917, houve a participação de líderes, grupos e organizações de oposição com divergências na estratégia de encaminhamento do movimento.
A esse respeito, assinale a alternativa correta:
A
para os mencheviques, sob a liderança de Stalin, era fundamental a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a fim de recuperar a economia, e a organização de um partido de revolucionários profissionais e disciplinados que liderasse os trabalhadores na deflagração imediata da revolução.
B
para os bolcheviques, liderados por Lenin, a burguesia deveria ser a condutora inicial da revolução de outubro de 1917, desenvolvendo o capitalismo e criando condições para a posterior implementação do socialismo.
C
os sovietes, conselhos formados por operários, camponeses e soldados, tiveram atuação decisiva na gestão da revolução, mas perderam força em seguida, com a centralização das decisões assumida pelo Partido Comunista.
D
Trótsky, comandante do Exército Vermelho, defendia uma revolução limitada à Rússia, com a construção de um Estado revolucionário forte para, em seguida, buscar a internacionalização do socialismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
Resposta: Alternativa C
Explicação:
Respondido por
3
A Revolução de Outubro de 1917 foi protagonizada pelos sovietes, que eram conselhos de trabalhadores que haviam se formado desde 1905 e que perderam força quando houve a Guerra Civil Russa e uma crescente centralização política e econômica do país no contexto desta guerra. É correta a alternativa C.
Qual foi a participação dos bolcheviques neste processo?
Os Bolcheviques eram os membros da a ala mais radical do Partido Operário Social-Democrata Russo, tendo participado da Revolução como agitadores teóricos e símbolos políticos, tendo sido Lênin e Trótski, que havia recém-ingressado no partido, dois símbolos deste movimento.
Mais sobre a Revolução Russa em:
https://brainly.com.br/tarefa/4763414
Anexos:
Perguntas interessantes