Na ___________, principalmente no Oriente, os exercícios físicos aparecem nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercícios utilitários, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação guerreira de maneira geral. Na ______ nasceu o ideal da beleza humana, o qual pode ser observado nas obras de arte espalhadas pelos museus em todo o mundo, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em ______ e como preparação para a guerra em _______.
SOUZA, E. P. M. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. 1997. 163f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 14/04/2020.
Assinale a alternativa que preencha as lacunas:
Alternativas
Alternativa 1:
Idade média; Itália; Atenas; Roma.
Alternativa 2:
Antiguidade, Grécia; Atenas; Esparta.
Alternativa 3:
Idade moderna; Grécia; Roma; Esparta.
Alternativa 4:
Idade média; França; Esparta; Roma.
Alternativa 5:
Antiguidade; Itália; Roma; Atenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESPOSTA: Antiguidade, Grécia, Atenas e Esparta.
Explicação:
Ainda na Antiguidade, no período Clássico da civilização ocidental, na Grécia, o exercício físico se estabelecia em práticas esportivas, com a realização dos Jogos Olímpicos, com grande influência mitológica e do ideal de beleza. Neste contexto destacam-se duas vertentes: Atenas e Esparta. Confome afirma Ramos (1982), em Atenas os exercícios físicos buscavam a formação do cidadão integral, dotado de educação corporal, composta pela eficiência educacional, fisiológica, moral e estética. Já em Esparta focavam a reparação militar, disciplina cívica, endurecimento do corpo, energia física e espiritual. Página 16 do Livro de Ginástica.
Resposta: Pagina 15 e 16 do Livro Ginástica
Alternativa 2) Antiguidade, Grécia; Atenas; Esparta.
Explicação: Na Antigüidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos aparecem nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercícios utilitários, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação guerreira de maneira geral. Na Grécia nasceu o ideal da beleza humana, o qual pode ser observado nas obras de arte espalhadas pelos museus em todo o mundo, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas e como preparação para a guerra em Esparta. O fato de ser a Grécia o berço dos Jogos Olímpicos, disputados 293 vezes durante quase 12 séculos (776 a. C-393 d. C), demonstra a importância da atividade física nesta época. Em Roma, o exercício físico tinha como objetivo principal a preparação militar e num segundo plano a prática de atividades desportivas como as corridas de carros e os combates de gladiadores que estavam sempre ligados às questões bélicas. Recordações das magníficas instalações esportivas desta época como as termas, o circo, o estádio, ainda hoje impressionam quem os visita pela magnitude de suas proporções.