ENEM, perguntado por MelissaSouza3936, 1 ano atrás

Na poça da rua O vira-lata Lambe a Lua. Mlôr Fernandes CALCANHOTTO, Adriana (Org.). Haicai do Brasil. Ro de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014. O haicai é uma forma de poesia japonesa surgida no século XVII, com o poeta Bashô. No Brasil, a produção de haicais esteve diretamente ligada às gerações compreendidas entre o Modernismo e os poetas marginais. O ideal de concisão, que comunica com poucas palavras, é o norteador desse tipo de feitura poética. No poema de Millôr Fernandes, é possível notar a) o cuidado extremo com o conteúdo lírico, em detrimento da forma, que foge à tradição dos haicais japoneses. b) o desprezo pelas formas tradicionais de poesia brasileira, priorizando a cultura oriental. c) a escolha da linguagem referencial, com a opção pelas figuras do vira-lata e da lua, retratados objetiva mente. d) o trabalho subjetivo da linguagem, em que imagens metafóricas são construídas com um ideal poético. e) a falta de preocupação com o conteúdo do haicai, que só cumpriu função poética na forma, em três versos.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannazirondi
8
Olá,

Conforme já nos apresentado na descrição do enunciado, o texto apresentado, de Millôr Fernandes, trata-se de um Haicai, tipo de poesia com origem oriental em que há uma intensa valorização da forma.

Caracteriza-se, principalmente, por suas três linhas e uma quantidade padrão de sílabas poéticas, bem como rimas internas e previamente planejadas. Inicialmente, na literatura brasileira, tentou-se seguir os mesmos padrões orientais, descrevendo somente elementos da natureza, todavia, na literatura do Haicai há também abordagens e temáticas relacionadas ao dia-a-dia.

Millôr representa fortemente o uso de tal estilo, através da presença de humor em sua composição, sendo este um de seus principais elementos literários.

E, de tal modo, esta literatura rompe com os antigos padrões estéticos e métricos da poesia brasileira, principalmente ao tratar-se de uma estrutura totalmente avessa aos antigos sonetos e poesias classicistas. Torna-se assim correta a Alternativa B.

Bons estudos!
Perguntas interessantes