Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala.
Arrastaram-se para lá, devagar, sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás.
Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. [...]
A catinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 71. ed. Rio de Janeiro:
Record, 1996. p. 9-10. (Fragmento).
1-O segundo parágrafo é dedicado à apresentação das personagens. Que relação existe entre elas?
2-Que informações levam o leitor a concluir que essas personagens são retirantes? Justifique.
3- A cachorrinha chama-se Baleia. Pode-se afirmar que há certa ironia nesse nome? Por quê?
4-Os juazeiros aparecem em três momentos diferentes do texto. Transcreva essas passagens.
> Explique o que eles indicam no desenvolvimento da narrativa.
5-É correto afirmar que, no trecho transcrito, o espaço é um fator determinante na vida das personagens? Justifique.
Soluções para a tarefa
1 – A relação é de que as personagens (pais, filhos e a cachorrinha) são uma família de nordestinos.
2 – O fato de estarem caminhando o dia inteiro debaixo de um sol forte no meio da caatinga e por estarem carregando poucos pertences.
3 – Sim, é possível. Pois um animal que vive em meio à seca e à caatinga, normalmente é bem magro e não pode ser assemelhado a uma baleia.
4 - Primeira passagem: "Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes". Segunda passagem: "A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala". Terceira passagem: "Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se".
5 – Sim, é correto. Pois as personagens são apresentadas como infelizes, famintas e cansadas, o que destaca as condições adversas.
Bons estudos!