Na pesquisa em Ciências Sociais, existem alguns processos mais utilizados para investigação. Esses processos visam interpretar a realidade e as informações já coletadas, para que o pesquisador atinja os objetivos do estudo. Relacione as técnicas de análise de dados mais empregadas no processo de investigação científica na Gestão Pública com os seus respectivos conceitos:
Análise de conteúdo
Análise de discurso
Análise documental
Matemática e Estatística
() O discurso, na análise do discurso, não é apenas transmissão de informação, “pois, no funcionamento da linguagem, que põe em relação sujeitos e sentidos afetados pela língua e pela história, temos um complexo processo de constituição desses sujeitos e produção de sentidos”. Assim, “são processos de identificação do sujeito, de argumentação, de subjetivação, de construção da realidade etc.” (ORLANDI, 2000, p. 21).
() É um “conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, através de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam inferir conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens”. Sugere-se a elaboração de categorias (BARDIN, 1995, p. 42).
() O pesquisador percebe a realidade mediante a observação, porém a atividade científica, por vezes, necessita de instrumentos que reforcem as aptidões naturais e permitam mais objetividade das observações. Em muitas situações, essa objetividade está associada à ideia de quantificação, à medida que tal procedimento permite ao pesquisador analisar fenômenos em função da frequência em que ocorrem ou de sua quantidade (DENCKER; DA VIÁ, 2001).
() Consiste em uma “operação ou um conjunto de operações visando representar o conteúdo de um documento sob uma forma diferente da original, a fim de facilitar, num estado ulterior, a sua consulta e referenciação” (BARDIN, 1995, p. 45-46).
2, 3, 4, 1.
2, 1, 4, 3.
1, 2, 3, 4.
3, 1, 2, 4.
4, 2, 3, 1.
Soluções para a tarefa
Olá!
A resposta correta é a sequência - 2,1,4,3.
Bom, cada um desse fator é de suma importância para se desenvolver uma boa pesquisa na área das Ciência Sociais. Onde o foco justamente são as relações sociais dos indivíduos que estão postos em determinada sociedade, tanto de maneira privada como em grupo.
Análise de discurso - O discurso, na análise do discurso, não é apenas transmissão de informação, “pois, no funcionamento da linguagem, que põe em relação sujeitos e sentidos afetados pela língua e pela história, temos um complexo processo de constituição desses sujeitos e produção de sentidos”. Assim, “são processos de identificação do sujeito, de argumentação, de subjetivação, de construção da realidade etc.” (ORLANDI, 2000, p. 21).
Análise de Conteúdo - É um “conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, através de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam inferir conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens”. Sugere-se a elaboração de categorias (BARDIN, 1995, p. 42).
Matemática e Estatística - O pesquisador percebe a realidade mediante a observação, porém a atividade científica, por vezes, necessita de instrumentos que reforcem as aptidões naturais e permitam mais objetividade das observações. Em muitas situações, essa objetividade está associada à ideia de quantificação, à medida que tal procedimento permite ao pesquisador analisar fenômenos em função da frequência em que ocorrem ou de sua quantidade (DENCKER; DA VIÁ, 2001).
Análise Documental - Consiste em uma “operação ou um conjunto de operações visando representar o conteúdo de um documento sob uma forma diferente da original, a fim de facilitar, num estado ulterior, a sua consulta e referenciação” (BARDIN, 1995, p. 45-46).
Espero ter ajudado! Bons Estudos!