na passagem do século XVI para o XVII, os senhores de Engenho passaram a preferir os africanos aos indígenas como mão de obra. Por que isso aconteceu?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A mão-de-obra indígena decaiu com o tempo devido à destruição da população indígena, à hostilidade dos nativos, aos conflitos com as ordens religiosas e ao maior lucro que o tráfico negreiro proporcionava.
Explicação:
A população nativa caiu catastroficamente em questão de números, ou seja, diminuiu muito em relação ao que era antes da chegada dos portugueses. Isso aconteceu por dois motivos: as doenças que os europeus trouxeram e a dizimação que eles fizeram dos povos indígenas.
Os indígenas foram se tornando uma ameaça cada vez maior para os senhores brancos, o que fizeram estes pensarem em substitutos.
Além disso, ordens religiosas como a dos Jesuítas eram contra a escravidão indígena, e acabaram entrando em firmes conflitos contra os que queriam impor o trabalho forçado aos índios.
O tráfico atlântico de negros escravizados estava se desenvolvendo e gerando muito lucro para aqueles que investiam nele, assim fazendo com que mais negros viessem para a América Portuguesa (Brasil).