Biologia, perguntado por caahcamargo8888, 9 meses atrás

Na natureza, os seres vivos perpetuam sua espécie de alguma forma. Seja na forma sexuada ou na forma assexuada. Muitos vegetais são manipulados pelo homem, para que a espécie mantenha suas características e não sofra variabilidade genética. Sendo assim, algumas formas assexuadas são utilizadas para manutenção da espécie. No presente trabalho, você vai descrever, algumas das formas assexuadas mais utilizadas na cultura de vegetais, descrevendo a forma de cada tipo de reprodução e os objetivos. A) Alporquia 5 pontos B) Enxertia 5 pontos C) Mergulhia 5 pontos D) Estaquia

Soluções para a tarefa

Respondido por caioalvesdacrus
0

Resposta:

eu nao sei

Explicação:

começei hoje

Respondido por yaritssafmarcal
1

A)-A alporquia é uma técnica de multiplicação vegetativa de plantas, utilizada principalmente em algumas plantas com as quais a estaquia não funciona facilmente. Consiste em enraizarmos um ramo quando ele ainda está preso na planta, retirando a muda em seguida. Na realidade, é uma variação da mergulhia, uma outra técnica de propagação vegetativa de plantas.

B)-Enxertia é um método utilizado por especialistas que trabalham com plantas (como botânicos ou agrônomos) e consiste na união de duas espécies diferentes. O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro), que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecida como porta-enxerto (ou cavalo). O porta-enxerto é responsável por conduzir minerais pela planta, enquanto que o enxerto é a parte de interesse da planta para continuar o desenvolvimento, sendo também responsável pela condução de substâncias orgânicas produzidas pela fotossíntese à planta enxertada. Os enxertos são oriundos de partes da planta principal que se deseja propagar, enquanto que o porta-enxerto, geralmente, utiliza sementes.

C)-A mergulhia é uma técnica de reprodução assexuada de plantas (propagaçãovegetativa), semelhante à estaquia, sendo a alporquia um tipo particular de mergulhia. O método consiste no enraizamento da planta a ser multiplicada, na própria planta.Isso é feito através do enterramento (mergulho) de um ramo ainda ligado à planta, sendo por isso chamado de mergulhia. Comercialmente, algumas espécies são multiplicadas dessa forma: jabuticabeira, macieira, abieiro, camu camueiro, entre outras.

D)-A estaquia, ou “multiplicação por estacas”, é um meio de reprodução assexuada (propagação vegetativa), muito utilizada nas produções de mudas de plantas, principalmente as ornamentais e frutíferas.

O método consiste no plantio de um ramo ou folha da planta, desenvolvendo-se uma nova planta a partir do enraizamento das mesmas.


caahcamargo8888: obrigada lindonaa
Perguntas interessantes