“Na natureza nada se cria, tudo se transforma.” Este ditado é muito comum, você
acha que ele é verdadeiro? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Deixa eu dar uma olhada ㋡
eu posso te ajudar ✌
anote aí ✍
Verdadeiro, se trata de uma frase do cientista francês Antoine Lavoisier quando criou a Lei da Conservação das Massas que recebeu o nome Lei de Lavoisier, em homenagem a seu criador.
Explicação:
Antoine Lavoisier (1743-1794) foi um cientista francês. Autor da frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Foi considerado um dos pais da Química moderna. Foi um dos pioneiros da Química, Fisiologia, Economia, Finanças, Agricultura, Administração Pública e Educação.
As primeiras pesquisas científicas de Lavoisier se concentravam em determinar as variações de peso sofridas pelos corpos queimados. Comprovou que essas variações são provocadas por um gás, de aspecto semelhante ao ar atmosférico, que Priestley chamou de “ar perfeito”, e recebeu de Lavoisier o nome de oxigênio.
Em 1777 conseguiu decompor o ar em oxigênio e nitrogênio e depois recompô-lo a partir desses elementos.
Em 1785, Lavoisier fez diversas experiências nas quais pesava as substâncias utilizadas, antes e depois das reações químicas. Observou que a massa total das matérias permanecia a mesma quando a experiência era realizada em um ambiente fechado.
Diante da observação, Lavoisier enunciou a célebre Lei da Conservação das Massas, que diz:
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Para compreender melhor a Lei de Lavoisier considere a experiência: Coloca-se 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido sulfúrico e em seguida fecha-se o vidro. Na reação química que ocorre entre as duas substâncias há formação de sulfato de zinco e desprendimento de hidrogênio. A massa do sulfato de zinco somada com a massa do hidrogênio desprendido será de 163 g.
Através do experimento podemos chegar à mesma conclusão que Lavoisier: Em um sistema fechado, quando duas ou mais substâncias reagem entre si, a massa total dos produtos é igual à soma das massas dos reagentes. Durante as reações químicas não há criação nem perda de massa, o que ocorre é a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias.
Espero ter ajudado
★•.•¯`•.•★ Bons estudos ★•.•¯`•.•★