História, perguntado por yasmimdeoliveiravian, 1 ano atrás

Na música, Gilberto Gil faz uma comparação entre o passado e o presente mostrando que a abolição da escravidão não trouxe grandes alterações nas condições de trabalho dos negros. Reflita sobre os trechos da música que trazem essa interpretação e exponha a sua compreensão sobre eles. SE QUISER REGISTRE SUA OPINIÃO NO CADERNO.





me ajudar ai​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariliaquintelaa
27
acho que ele quis dizer que apesar disso ter “acabado” ainda temos muito preconceito e às vezes é difícil arrumar um emprego por conta disso. )ACHO QUE É ISSO)
Respondido por logabriell07
0

A música de Gilberto Gil “Mão da Limpeza” faz uma comparação entre o papel que o negro ocupava no mercado de trabalho durante o período da escravidão e o seu papel no atual mercado de trabalho.

A música busca denunciar essa realidade de que apesar da abolição, os negros são maioria em trabalhos manuais e domésticos, tais quais eram responsáveis durante o período da escravidão, de modo que em ambos os períodos o negro não tem amplo acesso a áreas e profissões consideradas nobres, como por exemplo: medicina, direito e engenharia.

Importantes trechos da música:

Gilberto Gil constrói versos, em que trabalha com a comparação entre esses dois períodos, tais trechos estão nos seguintes versos:

  • “Mesmo depois de abolida a escravidão
  • Negra é a mão de quem faz a limpeza
  • Lavando a roupa encardida, esfregando o chão
  • Negra é a mão, é a mão da pureza
  • Negra é a vida consumida ao pé do fogão
  • Negra é a mão nos preparando a mesa
  • Limpando as manchas do mundo com água e sabão
  • Negra é a mão de imaculada nobreza

Nota-se que o autor busca evidenciar que o papel do negro não mudou na sociedade pós abolição, em que os negros são “os que fazem limpeza, esfregam o chão, são consumidas pelo fogão e preparam a mesa”. Mostrando que essa população ainda é composta em grande maioria pelos que servem.

Leia mais sobre escravidão em: https://brainly.com.br/tarefa/41341287

Anexos:
Perguntas interessantes