Na montagem de plataformas de petróleo submersas e apoiadas no fundo do mar, são utilizadas uniões parafusadas com parafusos de porca na fixação das longarinas estruturais. Após a instalação da plataforma, elas ficam sujeitas à ação da pressão de coluna dágua e do desgaste por corrosão salina. Os efeitos causados pela pressão da coluna dágua e pela movimentação das correntes marinhas geram solicitações na estrutura que suporta a plataforma, que, apesar de aleatórias, podem ser consideradas periódicas e harmônicas ao longo do tempo, caracterizando um modelo matemático aproximado, que permite o dimensionamento estrutural. Por outro lado, o desgaste por corrosão, causado pela ação do salito, atua nas superfícies das longarinas, nas regiões das uniões parafusadas, ou seja, entre peças fixadas, parafusos, porcas e arruelas, se infiltrando nas superfícies de contato entre esses elementos. Essa corrosão pode levar à perda de função da união parafusada, comprometendo a sustentação da plataforma. Das funções realizadas pelos componentes de uma união parafusada, as dos filetes das roscas do parafusos e das roscas das porcas são destacadas. As solicitações no filete de rosca triangular de parafuso e porca são caracterizadas por um estado de tensões tridimensional, decorrentes da presença de tensões normais e de cisalhamento, causadas, respectivamente, por esforços axiais na direção do eixo de simetria do parafuso (carregamento externo) e pela ação do torque inicial (précarga, carregamento interno) necessário ao aperto das partes envolvidas.
Em relação ao projeto mecânico estrutural da base submersa de uma plataforma de extração de petróleo, avalie as seguintes afirmações.
I. As uniões parafusadas usadas nas fixações das longarinas estruturais da base de uma plataforma submersa estão submetidas constantemente às solicitações dinâmicas.
II. Se a estrutura submersa fosse instalada em uma região sem movimentação de correntes marinhas, as solicitações nas uniões parafusadas seriam, principalmente, estáticas.
III. O desgaste superficial nas longarinas e nas uniões parafusadas submersas compromete a estabilidade de toda estrutura e depende apenas das solicitações causadas pela movimentação das correntes marinhas.
IV. O cumprimento da função global de uma união parafusada na montagem de estruturas mecânicas independe do valor da pré-carga administrada ao parafuso no momento de sua fixação.
É correto o que se afirma em
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
a) I e II.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Correta. As uniões parafusadas usadas nas fixações das longarinas estruturais constantemente se encontram submetidas a solicitações dinâmicas.
II – Correta. Mas se sua construção fosse em uma região sem movimentação de correntes marinhas, as solicitação submetidas seriam estáticas.
III – Incorreta. O desgaste superficial das longarinas e uniões submersas depende de diversas solicitações dinâmicas e estáticas.
IV – Incorreta. O valor da pré-carga administrada ao parafuso no momento de sua fixação exerce influência no cumprimento da função global de uma união parafusada.
Bons estudos!
Respondido por
1
Resposta:
I e II
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás