História, perguntado por nicollemar6415, 4 meses atrás

Na letra da música a seguir, os autores utilizam os verbos, suas categorias e conjugações com vistas à construção de sentidos. Desse modo, o eu lírico faz sua reflexão acerca da vida, por meio de diferentes usos dessa classe de palavras. Tendo em vista tal enfoque, leia o texto que segue: ​ Ando devagar Porque já tive pressa E levo esse sorriso Porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte Mais feliz, quem sabe Só levo a certeza De que muito pouco sei Ou nada sei Conhecer as manhas E as manhãs O sabor das massas E das maçãs É preciso amor Pra poder pulsar É preciso paz pra poder sorrir É preciso a chuva para florir Penso que cumprir a vida Seja simplesmente Compreender a marcha E ir tocando em frente Como um velho boiadeiro Levando a boiada Eu vou tocando os dias Pela longa estrada, eu vou Estrada eu sou [. ] Todo mundo ama um dia Todo mundo chora Um dia a gente chega E no outro vai embora Cada um de nós compõe a sua história Cada ser em si Carrega o dom de ser capaz De ser feliz [. ] Composição: Almir Sater / Renato Teixeira. Disponível em:. Letras. Mus. Br/almir-sater/44082/. Acesso e: 23 jun. 2021. Diante do exposto, analise as assertivas, considerando "V" para as verdadeiras e "F" para as falsas. I. Na primeira estrofe, há a alternância entre o tempo presente e o pretérito perfeito do indicativo, por meio da qual o eu lírico destaca ações realizadas na atualidade e outras que se referem ao passado. II. Em "Como um velho boiadeiro/Levando a boiada/Eu vou tocando os dias", o uso do gerúndio colabora à construção de sentidos por transmitir uma ideia de algo que está em processo. III. Na terceira estrofe, os verbos "conhecer" e "sabor" estão no imperativo, embora neste a forma verbal esteja substantivada e determinada por um artigo. IV. A locução "É preciso", na quarta estrofe, reforça o ponto de vista do eu lírico quanto à necessidade de agirmos a favor de nossos sonhos e realizações. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
0

Há a alternância entre o tempo presente e o pretérito perfeito do indicativo na primeira estrofe e, no período “Como um velho boiadeiro/ Levando a boiada/ Eu vou tocando os dias”, a utilização do gerúndio auxilia com desenvolvimento de algo que está em processo de contrução.

Resposta: Alternativa 2, V, V, F, F.

Gerúndio

Gerúndio é a forma nominal de um verbo que expressa continuidade. Assim, mostra o desenvolvimento da ação contínua ou duradoura.

No gerúndio, o verbo é aplicado em ações prolongadas ou que ainda estão em desenvolvimento, sendo detectado pela terminação -ndo. Sendo assim, é possível saber da duração e da continuidade da ação verbal.

O gerúndio, do mesmo modo do particípio e do infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. São as Formas Nominais com a função tanto de verbo, como a função de nome.

Para mais informações sobre gerúndio, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/6796499

#SPJ4

Perguntas interessantes