História, perguntado por keylavollet, 1 ano atrás

Na Itália Renascentista quem eram os mecenas  ? 

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
335

Os mecenas eram as pessoas ou instituições que patrocinavam os artistas, providenciando a figuras históricas como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Caravaggio meios para que realizassem os seus trabalhos.

Eram, geralmente, comerciantes ricos, que viam no mecenato uma forma de adquirir prestígio social - ser dono de uma obra de um mestre renascentista, como da Vinci, era motivo de orgulho para qualquer pessoa no período - ou de expandir seus negócios, de modo que também contratavam seus patrocinados para construir pontes ou projetar casas.

Graças aos mecenas o tipo de arte dos renascentistas italianos espalhou-se por toda a Europa, de modo que vemos movimentos renascentistas posteriores nos Países Baixos, na França e na Inglaterra.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/4757249

Anexos:
Respondido por eduardospagnolo
1

Na Itália Renascentista os mecenas eram burgueses que financiavam o  respectivo movimento.

Itália Renascentista

Os mecenas na Itália Renascentista eram nobres e burgueses, que financiavam as atividades do movimento. Os investimentos iam desde estudos científicos até obras de arte.

Um dos principais nomes que praticaram o mecenato foi a família Médici, que estava no comando da cidade de Florença, uma cidade italiana pioneira do Renascimento.

Eles financiaram diversos artistas e cientistas, devido sua boa relação com a Igreja Católica, conseguiram uma maior proteção para os membros do movimento renascentista, um deles foi Galileu Galilei, que era amigo da família.

Queda de Constantinopla Impulsionou os Mecenas

Um dos grandes acontecimentos que favoreceram o fortalecimento  da Itália renascentista foi a queda de Constantinopla, tomada pelos otomanos em 1453.

Em decorrência disso vários burgueses bizantinos fugiram para a Itália, onde estava se iniciando o movimento renascentista. Os valores greco-romanos eram muito cultuados em Constantinopla, e esses valores são uma das características da Itália Renascentista.

Os burgueses bizantinos se tornaram grandes mecenas, financiando grandes artistas para impulsionar a volta dos valores greco-romanos, que eram considerados de grande valorização para esses povos.

Saiba mais sobre "Mecenas na Itália Renascentista" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/43048700

#SPJ6

Anexos:
Perguntas interessantes