Na introdução do livro O saber dos Antropólogos, o autor dos ensaios, Dan Sperber, comenta:
“ (...), em princípio, a Antropologia e a Psicologia deveriam estabelecer relações estreitas e fecundas, pois tratam de manifestações diferente dum mesmo objeto geral: o espírito humano”
SPERBER, Dan. O saber dos antropólogos. São Paulo: Edições 70, 1992. p.12.
Baseados na história e nas características da Antropologia, em especial, da Antropologia Cultural, assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A psicologia e a antropologia são ciências idênticas que realizam estudos análogos.
Alternativa 2:
A psicologia e a antropologia possuem teoria e métodos parecidos e, na atualidade, são vistas como disciplinas em conjunto.
Alternativa 3:
A antropologia e a psicologia se afastaram porque a primeira não desenvolveu um método científico rigoroso como a segunda.
Alternativa 4:
A antropologia possui pesquisas empíricas mais desenvolvidas que a psicologia para esclarecer os mecanismos mentais dos indivíduos através dos estudos culturais.
Alternativa 5:
O afastamento entre psicólogos e antropólogos se dá porque a Antropologia parte do estudo das manifestações coletivas das capacidades humanas, que é a cultura, enquanto, a psicologia, centra-se nos estudo dos mecanismos mentais individuais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Alternativa 2.
A Antropologia e Psicologia compreendem ciências conjuntas, uma vez que apresentam o mesmo objeto de estudo, relacionado com as relações interpessoais e a interdependência com o ambiente a sua volta.
Dessa forma, tratam-se de ciências similares, as quais devem buscar se alinhar para um melhor entendimento da condição, cultura e comportamento humanos, favorecendo um entendimento mais concreto.
Perguntas interessantes