Química, perguntado por macarenha, 4 meses atrás

Na indústria farmacêutica e alimentícia, a análise cromatográfica é muito utilizada para avaliar a pureza de determinados produtos, como por exemplo de óleos vegetais. Isto ocorre, pois, a técnica permite realizar a separação, identificação e quantificação dos componentes desta amostra, possibilitando constatar se este produto foi ou não adulterado. Em relação a técnica e a análise cromatográfica de óleos vegetais, avalie as afirmações a seguir: I. A separação dos componentes do óleo ocorre por meio da precipitação. II. Os componentes do óleo são separados de acordo com o tamanho e a polaridade. III. O óleo, por ser uma amostra líquida, durante o processo cromatográfico não passa pela fase estacionária. IV. Os componentes do óleo são separados com base nas diferenças de velocidade que cada componente migra pela fase estacionária. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: II e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas.


cristianefiles: Na química forense a cromatografia é empregada principalmente como análise qualitativa. Assim, é possível investigar as características de sustâncias presentes em amostras coletadas em cenas de crime, por exemplo. Com base nos estudos cromatográficos, assinale a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por ShinyComet
33

A opção correta é a Alternativa 3: II e IV, apenas.

Vamos entender o porquê?

Existem vários tipos diferentes de cromatografia, mas todas se baseiam nos mesmos princípios:

  • Existência de uma fase estacionária e de uma fase móvel, que difiram na polaridade ou na carga elétrica
  • Capacidade da fase móvel em dissolver a amostra e os padrões
  • Compostos com mais afinidade para a fase móvel (com polaridade semelhante ou carga oposta) e mais pequenos serão arrastados por uma maior distância
  • Compostos com mais afinidade para a fase estacionária (com polaridade semelhante ou carga oposta) e de maior dimensão serão arrastados por uma menor distância
  • Os compostos são arrastados por adsorção à fase estacionária, não ocorrendo nenhum fenómeno de precipitação

Por exemplo, no caso do óleo, que é um hidrocarboneto apolar hidrofóbico, a fase móvel teria de ser um composto apolar, de forma a que este possa dissolver-se na mesma.

Por outro lado, e como o óleo é eletricamente neutro, a fase estacionária teria de ser polar, não importando muito a sua carga elétrica.

Deixo em anexo o exemplo dos resultados de uma análise cromatográfica, no caso, de uma Cromatografia de Camada Fina, revelados por ação de radiação UV.

Agora que sabemos os princípios básicos da análise cromatográfica, vamos analisar as afirmações do enunciado.

I. A separação dos componentes do óleo ocorre por meio da precipitação.  ✖

Explicação:

Numa cromatografia não ocorre percipitação, uma vez que isso tornaria impossível a realização desta técnica. Em vez disso, ocorre o processo de adsorção, ou seja, os compostos dispõe-se sobre a fase estacionária, continuando em solução.

II. Os componentes do óleo são separados de acordo com o tamanho e a polaridade.  ✔

Explicação:

Os compostos são podem ser separados de acordo com a sua polariade, carga e tamanho, dependendo do que for mais conveniente.

III. O óleo, por ser uma amostra líquida, durante o processo cromatográfico não passa pela fase estacionária.  ✖

Explicação:

Todos os compostos são arrastados pela fase estacionária, uma vez que todos estão em solução, mesmo os líquidos.

IV. Os componentes do óleo são separados com base nas diferenças de velocidade que cada componente migra pela fase estacionária.  ✔

Explicação:

A afinidade de cada componente para a fase estacionária define a velocidade com que este vai ser arrastado e, por conseguinte, a distância que percorre.

Podes ver mais exercícios sobre cromatografia em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/11248281
  • https://brainly.com.br/tarefa/20944204
Anexos:

andreiaproorto: Arrasou
Perguntas interessantes