Na independência de países da América Latina, da Bélgica, da Grécia e da Bulgária, e nas unificações italiana e alemã, esteve presente o a) marxismo, que se constituiu em elemento aglutinador dos partidários das revoluções. b) nacionalismo, que figurou como força revolucionária no século XIX. c) iluminismo, que representou a base ideológica dos movimentos reacionários de restauração. d) liberalismo, que serviu de sustentação para o retorno à velha ordem econômica do século XVIII. e) bonapartismo, que representou o apoio dos setores militares às lideranças locais
Soluções para a tarefa
A afirmativa A é falsa pois, apesar de ser uma corrente política que promove as revoluções, o tipo de revolução aqui presente, de formação de identidades nacionais, não necessariamente configura o tipo marxista de revolução.
A afirmativa B é verdadeira, pois o século XIX é o século do nacionalismo, época na qual vários países, entre eles os citados, lutaram e conseguiram as suas independências nacionais (outros só a obteriam no século XX).
A afirmativa C é falsa, pois o iluminismo é contra a reação política.
A afirmativa D é falsa, pois o liberalismo serviu como base para uma nova ordem econômica.
A afirmativa E é falsa, pois Napoleão foi apenas indiretamente responsável pelas revoluções das colônias europeias.
Resposta: Alternativa B é a correta