Química, perguntado por marimarpiacestki85, 10 meses atrás

Na imagem a seguir há um gráfico que representa a variação dos pontos de ebulição de compostos hidrogenados dos grupos 14, 15, 16 e 17 da Tabela Periódica. Em geral, à medida em que se desce nos períodos, o ponto de ebulição aumenta. No entanto, isso não ocorre para as moléculas NH3, H2O e HF. Seu desafio é explicar por que estas moléculas apresentam essa anomalia.
profavor preciso de ajuda para responder!! ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por shaimoom
14

Resposta:

O hidrogênio quando está ligado ao flúor , ao oxigênio e ao nitrogênio forma um forte dipolo-elétrico que permite a realização de interações intermoleculares do tipo ligação de hidrogênio . Esta é a mais forte interação dipolo permanente- dipolo permanente e esta força de interação faz com que o ponto de ebulição da amônia, da água e do fluoreto de hidrogênio seja maior do que o esperado.

Explicação:

Respondido por digaord
5

Resposta:

m geral, quando se desce nos períodos, aumenta-se a massa molecular dos compostos e consequentemente aumenta-se o ponto de ebulição. As moléculas hidrogenadas dos grupos 15, 16 e 17 apresentam interações moleculares do tipo dipolo-dipolo. No entanto, devido a alta eletronegatividade dos elementos N, O e F, as moléculas NH3, H2O e HF apresentam um tipo especial de interação dipolo-dipolo, que é a ligação de hidrogênio. Como a ligação de hidrogênio é uma interação molecular mais forte que as interções dipolo-dipolo comuns, o pontos de ebulição da amônia, da água e do ácido fluorídrico apresentam "anomalias", pois são mais altos do que se esperaria se as interações nesses compostos fossem dipolo-dipolo comuns.

Explicação:

Perguntas interessantes