História, perguntado por gustavinhogg123, 1 ano atrás

Na idade média como a igreja catolica justificava as ordens sociais

Soluções para a tarefa

Respondido por Amanda123Costa
1
O poder da Igreja Católica no mundo feudal deu-se através da sua forte estrutura política e econômica. Essa estrutura tinha como tarefa difundir a fé cristã; tarefa que executou de maneira efetiva e eficaz. A Instituição era a responsável pela vida cultural e religiosa e procurava controlar os valor.



A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. Na realidade, foi a instituição que sobreviveu às inúmeras mudanças ocorridas na Europa no século V e, ao promover a evangelização dos bárbaros, concretizou a simbiose entre o mundo romano e o bárbaro.



Na própria Igreja também existiam movimentos contrários ao seu envolvimento nas questões materiais e ao uso da violência contra os hereges. Eram os franciscanos e dominicanos, que pregavam voto de pobreza e por isso eram conhecidos como ordens mendicantes, que se misturavam ao povo, procurando demonstrar a vida pobre e sacrificada do cristão. No entanto, eles foram incapazes de realizar a moralização definitiva da Igreja. Pode-se considerar que toda movimentação contra as interferências da Igreja Católica no mundo material, iniciada na Idade Média, acabaram originando a grande divisão dos católicos no século XVI, com a Reforma Protestante.



site: http://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-poder-igreja-catolica-no-mundo-feudal.htm
Respondido por Evilyn25
2
Na idade media a igreja era a '' governadora'' estado. O clero rezava, os nobres defendiam e os servos trabalhavam, ou seja os únicos que não serviam para nada, e estavam alienado a sociedade, eram também os governadores .Era assim na idade media   
Perguntas interessantes