Sociologia, perguntado por niltonleite10p0rj4k, 4 meses atrás

Na história recente, a ideia da construção de medidas que refletissem a realidade social remonta à década de 1920, quando os Estados Unidos criaram um comitê presidencial voltado a produzir um relatório denominado “Tendências Sociais Recentes”, conceito bastante próximo ao que hoje denominamos indicadores. No entanto, utilizava-se essencialmente de indicadores econômicos.
Já nos anos de 1960, também nos EUA, quando se percebeu que os índices de desenvolvimento econômico, tal como o PIB per capita, não explicavam as lacunas existentes no processo de desenvolvimento social. No ano de 1966 surgiu, pela primeira vez, na obra coletiva organizada por Raymond Bauer a expressão “Indicadores Sociais”, cuja finalidade era avaliar as mudanças socioeconômicas na sociedade americana decorrentes da corrida espacial.

SOUZA, Marconi. Indicadores, monitoramento e avaliação de políticas públicas. 2013. Disponível em: Acesso em: 29 jul. 2021.

Sobre os indicadores sociais analise as afirmações abaixo:

I. Os indicadores sociais são medidas usadas para permitir a operacionalização de um conceito abstrato ou de uma demanda de interesse programático.

II. Um indicador social é uma medida em geral qualitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, qualificar ou operacionalizar um conceito social abstrato de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas públicas).

III. Em uma perspectiva programática, o indicador social é um instrumento operacional para monitoramento da realidade social, para fins de formulação e reformulação de políticas públicas.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1:
I, II e III.

Alternativa 2:
I, apenas.

Alternativa 3:
II, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Expert1983
1

Resposta:

Alternativa 4 - I e III, apenas.

Explicação:

Errado - II. Um indicador social é uma medida em geral qualitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, qualificar ou operacionalizar um conceito social abstrato de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas públicas).

Respondido por pelaisrosilene
1

Resposta:

alternativa 4

I e III, apenas.

Explicação:

Conforme pag. 99 livro.

Perguntas interessantes