Na história educacional da Primeira República, a oportunidade de acesso e a qualidade do ensino brasileiro se configuraram como privilégio de uma pequena classe dominante, enquanto a maioria da população era formada apenas para o trabalho. O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova em 1932, veio propor a reconstrução da educação nacional. Sobre os propósitos que exibia esse documento, analise as afirmativas a seguir: I. Modernizar o sistema educativo, refutando o ensino tradicional até então vigente. II. Ofertar educação pública, gratuita, obrigatória, laica e mista. III. Traçar diretrizes de uma nova política nacional de educação e ensino em todos os níveis, aspectos e modalidades. IV. Responsabilizar, exclusivamente, a família pela educação dos filhos. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correto o que se afirma em: I - II - III
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova - 1932
Documento que revelou uma análise de 43 anos de regime republicano, e denunciou um problema nacional de maior importância: a educação.
Inspirado nas ideias do filósofo e educador americano John Dewey, o Manifesto defendia o estabelecimento de uma relação entre a escola, trabalho e vida, além de:
- defender a modernização do sistema educativo;
- oferecer educação gratuita, pública, obrigatória, laica e mista;
- traçar diretrizes para uma nova política nacional de educação.
Vinte e cinco figuras famosas, envolvidas com movimentos educacionais e culturais, assinaram esse Manifesto. Entre eles:
- Anisio Teixeira
- Cecilia Meireles
- Roquette Pinto
Entenda mais sobre Educação no Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/819614
#SPJ4
Perguntas interessantes