Na história da filosofia, surgiram algumas correntes que por certo tempo determinavam que o homem gozava de liberdade incondicional. Ou seja, era absolutamente livre para fazer o que bem entendesse. Não haveria freios ou fatores que poderiam interceder neste sentido de liberdade.
Com o passar do tempo, outras reflexões foram realizadas. O ser humano não possui a liberdade absoluta em sua vida.
Muitos fatores existem e que servem de freio para nossa vida. Fatores genéticos, sociais, culturais, religiosos e políticos atuam de forma real na regulação e muitas vezes no impedimento de nossa liberdade.
Atividade: A família, a escola e a polícia são instituiuções que regulam à liberdade de cada pessoa. Reflita e explique como essas três instituições atuam sobre nós
Soluções para a tarefa
Resposta:
Viver aproveitando de plena liberdade pode ser por um breve momento um sonho, mas se Eu tiver plena liberdade o outro também teria o mesmo privilégio.
Ao longo da historia foram criadas regras para determinar uma direção de direitos e deveres. Juntamente com as regras morais que mesmo que não tenha uma punição física ou financeira, a regra moral é o que precisamos para conviver em sociedade. Uma regra moral é cultural a cada sociedade, no Brasil respeitamos certas regras porque aprendemos em casa com a família na escola, como limpar quando sujar, respeitar os mais velhos, não quebrar bens de outros. Quando violado alguns dessas leis morais somos punidos de forma a repreendido a não fazer mais. Ou quando chega no extremo quando seu ato prejudica outra pessoa ou instituiicao precisa de uma força reguladora, que e designada pelo estado para reprender e julgar dentro da lei pre estabelecida.