História, perguntado por mhauckmatiasgmailcom, 1 ano atrás

Na Grécia antiga, quais eram as diferenças e as semelhanças entre as mulheres que viviam em Atenas e as que viviam em Esparta?

Soluções para a tarefa

Respondido por leaosamba
269
A semelhança é que as duas não tinham direito ao voto e o dever delas era cuidar da família, eram submissas e consideradas inferiores aos homens.

Diferença entre a mulher ateniese e a mulher espartana na Grecia antiga? 
Mulheres Atenienses: Davam total assistência aos maridos e aos filhos, podendo sair de casa apenas para visitar os pais, freqüentar casas de banho e participar de algumas festas religiosas. 
Mulheres Espartana: Possuíam maior liberdade que as atenienses: podiam opinar na política, fazer ginástica, ir às festas, ir ao mercado e participar do comércio.
Respondido por vchinchilla22
10

Tanto em Atenas como em Esparta, a situação das mulheres, em geral, era precária na Grécia Antiga, pois não tinham (nem em Atenas, nem em Esparta) plenos direitos políticos ou sociais, não tinham direito ao voto e o seu dever era cuidar da família, eram submissas e consideradas inferiores aos homens.

Diferenças entre as mulheres que viviam em Atenas e as que viviam em Esparta

  • Em Esparta, as mulheres gozavam de igualdade com os homens, tanto no treino, educação, atletismo e arte, quanto na igualdade legal, elas ainda tinham um privilégio especial sobre a propriedade, sob um sistema de governo de reis e rainhas, conhecido como diarquia.
  • A espartana se encarregava da educação das crianças até os sete anos e gostava de dançar e cantar, para, segundo indicações sociais, não perder o seu "lado feminino". Eram mulheres fortes e régias que, desde muito jovens, se exercitavam com corrida, luta livre, tiro com arco e lançamento de disco.
  • As mulheres atenienses tinham direitos de propriedade limitados, portanto, não eram consideradas cidadãs de pleno direito, dado que a cidadania e o direito aos direitos civis e políticos eram definidos em relação à propriedade e aos recursos económicos.
  • As atenienses pobres, além da sua própria casa, às vezes eram empregadas como tecelãs ou lavadeiras, e também como ama de leite ou parteiras. Eles foram educados para o silêncio, submissão e abstinência do prazer e a sua única instrução foi o treino nas tarefas domésticas que receberam das suas mães.

Saiba mais sobre cultura grega em: https://brainly.com.br/tarefa/20887625

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes