Filosofia, perguntado por cassiojunior3222, 9 meses atrás

Na Grécia antiga os sofistas e Platão levantar um debate interessante sobre os valores éticos os sofistas defendiam uma visão relativista e afirmava que as considerações Morais era uma simples convenção humana o que era desejado moralmente para os atenienses podia ser insignificante para os espartanos.

Um dos filósofos contemporâneos que mais se aproximou dessa mentalidade foi sofista Friedrich Nietzsche. Porque? qual a relação entre o pensamento sofista sobre a moral e o pensamento de Nietzsche?

Soluções para a tarefa

Respondido por nuncavaisabermeuemai
1

Resposta:

O exame do estatuto dos sofistas em Nietzsche é a ocasião de dar conta de sua evolução  intelectual, sob uma perspectiva singular: os textos de juventude, entre 1869 e 1876,  testemunham uma posição ambígua em relação aos sofistas, que são, de início, assimilados à  decadência socrática, depois reabilitados como campeões do agôn, característico da cultura  grega. De 1876 a 1888, Nietzsche os percebe cada vez mais como um fenômeno cultural  tipicamente grego: sem se interessar às doutrinas de cada sofista, ele interroga sua significação  histórica e genealógica, fazendo do historiador Tucídides o coroamento do espírito sofístico.

Perguntas interessantes