Geografia, perguntado por madjulyferreira24, 9 meses atrás

2 Descreva a diferença entre as treze colônias
a) Colônias do Norte
b) Colônias do Sul
Explique o termo "América para Americanos"​

Soluções para a tarefa

Respondido por jaynnelyma44
0

resposta:

No Brasil, foi diferente. O processo de independência foi liderado pelo filho do rei português, Dom Pedro 1º, e não resultou na fragmentação do território, apesar de lutas separatistas ocorridas em Pernambuco e Rio Grande do Sul. O Brasil se descolou de Portugal, mas continuou sendo uma monarquia, diferentemente dos vizinhos republicanos.

O processo brasileiro se assemelha ao do restante da América do Sul no desejo de autonomia manifestado pela elite. Ao mesmo tempo, a escravidão continuou durante a monarquia, com o Brasil sendo o último país das Américas a abolir o regime escravocrata.

Sobre as diferenças do processo de independência entre os países da América Latina e suas consequências, o Nexo conversou com Vinícius Vieira, professor de Relações Internacionais da USP e do MBA da Fundação Getúlio Vargas.

Como a diferença entre o processos de independência do Brasil e de outras nações da América Latina impactou o futuro desses países?

VINÍCIUS VIEIRA A questão principal nas repúblicas de origem espanhola se deu, como o nome diz, num regime republicano liderado pelas elites chamadas criollas, termo que na América-hispânica se aplica aos brancos ou mestiços que nasciam em solo latino-americano e que portanto não tinham os mesmos privilégios dos peninsulares, aos quais estavam reservados cargos mais elevados na administração pública.

Uma lógica parecida aconteceu no Brasil quando tivemos uma tentativa, não de Independência do Brasil, mas de regiões específicas, como a Inconfidência Mineira. Poderíamos ter hoje uma república separada de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. A mesma coisa a revolução pernambucana. Há essas elites locais, assim como na América Espanhola, tentando ter independência em relação à metrópole.

É consenso na literatura que a família real portuguesa ter vindo para o Brasil, com Dom João 6º [em 1808] transferindo a capital do reino de Lisboa para o Rio, elevou o país à categoria de reino unido e o Brasil, de fato, teve um processo diferente. Ele não adquire independência, mas não é mais colônia. Em torno de dom Pedro 1º há uma estratégia para que o Brasil não volte ao status de colônia depois que dom João volta a Lisboa.

espero ter ajudado bons estudos

se poder mim segui eu agradeço ☺️

lhe responderei mais perguntas

Respondido por Umpichat23
0

Resposta:

..

........mm........

Perguntas interessantes