Química, perguntado por anaclaraflorzinha08, 10 meses atrás

Na física atômica, o átomo de Bohr é um modelo que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente cercado por elétrons em órbita circular. A partir do modelo atômico de Bohr busque responder as seguintes questões:

A) Um elemento químico tem número atômico 31 e tem 28 elétrons. Ele é um átomo, um cátion ou um ânion? Justifique sua resposta.

B) Por que um elétron numa órbita com menor valor de n (mais perto do núcleo) está numa situação mais estável que numa órbita com maior valor de n (mais distante do núcleo)?

Soluções para a tarefa

Respondido por analuiza2108
5

A) Se o número atômico é 31, é porque há 31 prótons. Havendo, portanto, mais prótons que elétrons, o átomo estará carregado positivamente, o que chamamos de cátion.

B) Quanto mais perto do núcleo o elétron se encontra, maior a força eletrostática entre eles. Consequentemente, se o elétron está fortemente ligado ao núcleo, menor será a tendência dele sair do átomo, tornando-o mais estável .

Agora, quanto maior o número de camadas da eletrosfera, maior é a distância entre o elétron e o núcleo. Consequentemente, menor é a força eletrostática entre eles. Como essa força é menor, é mais fácil o elétron ser "arrancado" do átomo, tornando-o menos instável.

Bons estudos!


anaclaraflorzinha08: muito obrigada!!
Perguntas interessantes