Na filosofia dos contratualistas temos duas principais concepções do estado de natureza, a partir de
Hobbes e Rousseau, que nos conduzem à reflexão sobre a situação pré-social - aquela na qual os indivíduos existem isoladamente - para compreendermos melhor como nos organizamos em sociedade.
Com base nesta informação, associe a coluna l que apresenta os filósofos às suas respectivas ideias
indicadas na coluna II.
Coluna |
1 - Hobbes.
2 - Rousseau.
Coluna II
A - (_____) No estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em constante luta: é a guerra de todos
contra todos.
B - (_____) O medo - principalmente o da morte violenta - invade o estado de natureza no qual os indivíduos vivem em constante risco e insegurança.
C - (_____) Mesmo no estado de felicidade original - no qual temos o bom selvagem - tudo se perde quando alguém cerca um terreno e o reconhece como sua propriedade.
D - (_____) No cenário no qual os indivíduos vivem isolados e em constante luta, a posse é vulnerável, não tem reconhecimento, a vida não tem garantias.
E - (_____) No estado de natureza os homens viviam num cenário idílico: isolados nas florestas, usufruindo da natureza, sobrevivendo apenas com o que ela lhes oferecia.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta de associação:
A - 1, 2, 2, 1, 1.
B - 2, 2, 2, 2, 1.
C - 1, 1, 2, 1, 2.
D - 1, 1, 1, 1, 2.
E - 2, 1, 2, 1, 2.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1,1,2,1,2 no seu caso alternativa C
Explicação:
Letra C: ao considerarmos a filosofia dos contratualistas, tem-se que em (A) Hobbes aponta o estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em constante disputa, a famosa guerra de todos contra todos.
Em (B) Hobbes aponta o medo, principalmente o da morte violenta, como um invasor do estado de natureza e que faz com que os indivíduos vivam em constante risco e insegurança.
(C) é Rousseau que diz que o estado de felicidade original - no qual temos o bom selvagem - tudo se perde quando alguém cerca um terreno e o reconhece como sua propriedade.
(D) Hobbes diz que, em função da insegurança e isolamento provocados pela constante luta, a posse é vulnerável, não tem reconhecimento, a vida não tem garantias.