Na figura, são apresentados desenhos de algumas geometrias moleculares. As moléculas seguintes SO3, H2S e BeCℓ2 apresentam, respectivamente, quais geometrias moleculares: Obs.: Para obter a nota integral é necessário a Estrutura de Lewis para cada molécula. a) III, I e II. b) III, I e IV. c) III, II e I. d) IV, I e II. e) IV, II e I.
Soluções para a tarefa
Vamos começar pelo primeiro elemento, SO3.
SO3 compõe uma ligação entre 4 átomos, então neste caso pode ser piramidal ou trigonal plana.
Vamos consultar as quantidades de elétrons de cada elemento presente aqui.
Enxofre: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4 - camada de valência = 3s2 3p4 = 6 elétrons.
Oxigênio : 1s2 2s2 2p4 - camada de valência = 2s2 2p4 = 6 elétrons.
Como o enxofre forma ligações com esses 3 átomos de oxigênio, então ele irá distribuir elétrons de sua camada de valência para que seja possível estabilizar estas ligações.
Pela lei do octeto, faltam 2 elétrons de cada átomo de oxigênio para que se encontrem estáveis, logo, totalizariam 6 elétrons em carência, esse sendo o número total de elétrons que o enxofre tem em sua camada de valência. Como não há nuvem não-ligante nesse caso, só poderia ser um caso de ligação trigonal plana.
Agora, utilizamos a mesma lógica com as outras moléculas.
H2S
3 átomos = angular ou linear
H = 1 elétron em sua camada de valência
S = 6 elétrons em sua camada de valência
Apenas dois dos 6 elétrons do enxofre participam das ligações, assim tendo duas nuvens não ligantes, tendo que ser um caso de ligação angular.
BeCl2
3 átomos = Nesse caso só pode ser linear, como a ligação angular já foi utilizada no caso passado. Para ficar mais claro, essa ligação seria linear pois todos os elétrons da camada de valência do berílio são utilizados e compartilhados com os átomos de cloro.
Segue em anexo a representação da Estrutura de Lewis de cada molécula.
Resposta: Letra D
Explicação: Confia