Na figura está representado em um determinado instante, o perfil de uma corda por onde se propaga uma onda senoidal. Sabe-se que a frequência de
propagação da onda é de 1,5 hertz. O comprimento da onda, e a velocidade de propagação da onda na corda são respectivamente.
Soluções para a tarefa
Para saber o comprimento de onda, basta você calcular a distância de uma crista até a crista consecutiva. Com isso, você obterá 12 cm. Ainda, para calcular a velocidade, lembre da fórmula V= λ.f. Diante disso, temos que:
V= 0,12. 1,5= 0,18 m/s
Nota: converti o comprimento de onda para metro para encontrar a velocidade em m/s, mas você deve levar em consideração o que se pede, ou seja, se a pergunta fosse a velocidade em cm/s, você deixaria 12 cm mesmo.
Espero ter ajudado, abração
O comprimento da onda e a velocidade de propagação são respectivamente iguais a: 12 cm e 0,18 m/s.
Para nós respondermos a essa pergunta precisamos, inicialmente, saber o comprimento de onda e depois aplicarmos na fórmula fundamental da ondulatória.
O comprimento de onda é dado entre a menor distância dois pontos de onda, que estão em concordância de fase. Para nós obtermos o nosso comprimento de onda nesse caso, basta nós obtermos a distância entre as duas cristas que estão presentes no desenho. Quando contamos cada quadradinho entre as cristas, percebemos que encontramos a quantidade de 12 quadrados. Logo, o comprimento de onda é:
A fórmula fundamental da é dado pela seguinte expressão:
Onde é a velocidade e é a frequência.
Como já temos a frequência de 1,5 Hertz, basta nós substituirmos na equação:
Assim, a velocidade de propagação é igual a 0.18 m/s.
Para nós aprendemos um pouco mais, podemos acessar ao link: https://brainly.com.br/tarefa/47972574