Química, perguntado por livribeiro7387, 10 meses atrás

Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como "experiência de Rutherford", um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.

Soluções para a tarefa

Respondido por JeffBoyle
86

Resposta:

De acordo com o modelo de J. J. Thomson, o qual Ernest Rutherford era admirador e foi aluno, o feixe deveria passar sem sofrer desvios.

Pois, de acordo com o modelo J. J. Thomson, o átomo seria uma esfera gelatinosa positiva, com átomos incrustados nela. Logo, não haveria os desvios que Rutherford e seus assistentes/experimentadores puderam observar.

Vida longa e próspera! Qualquer dúvida, é só colocar a pergunta nos comentários.

Anexos:

valquiriasilvaotaku4: obrigadaa
JeffBoyle: Esfera gelatinosa positiva com elétrons incrustrados nela.*
JeffBoyle: Desculpe-me, pessoal!
biancataina301: shj
biancataina301: qual parte vc errou aí?
lucienenicolly852: obgd
Perguntas interessantes