Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como "experiência de Rutherford", um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.
Soluções para a tarefa
Respondido por
86
Resposta:
De acordo com o modelo de J. J. Thomson, o qual Ernest Rutherford era admirador e foi aluno, o feixe deveria passar sem sofrer desvios.
Pois, de acordo com o modelo J. J. Thomson, o átomo seria uma esfera gelatinosa positiva, com átomos incrustados nela. Logo, não haveria os desvios que Rutherford e seus assistentes/experimentadores puderam observar.
Vida longa e próspera! Qualquer dúvida, é só colocar a pergunta nos comentários.
Anexos:
valquiriasilvaotaku4:
obrigadaa
Perguntas interessantes
Artes,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Direito,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás