Na Europa no século XVII passou por uma verdadeira revolução, os reis estavam ameaçados pelas ideias do Iluminismo, trazendo uma crise ao absolutismo monárquico. Essa crise foi fomentada por pensadores e algumas classes sociais da época em questão. Assinale a alternativa que apresenta duas classes sociais que não estavam felizes com o poder absolutista do rei:
A nobreza da época, que mesmo estando perto do rei, não possuía nenhuma autonomia política ou administrativa.
O clero, que ficava a baixo do poder do rei e nada podia fazer caso o rei decidisse dissolver a igreja por conta própria, fato que ocorreu em determinados governos, gerando outras religiões que eram contra o absolutismo.
A burguesia, que tinha como principal objetivo instalar uma democracia, oferendo o poder ao povo para eleger um representante que pensasse de forma mais coletiva.
Os trabalhadores rurais, que tinham por intenção derrubar o clero, a nobreza e os burgueses, deixando apenas o rei para governar, já que os impostos eram apenas para bancar a boa vida dessas classes.
A burguesia, insatisfeita com a falta de participação política e prestígio social e a classe mais baixa da população, composta por camponeses e trabalhadores urbanos que reclamavam sobre os altos impostos pagos ao rei.
cooki38:
a última alternativa está correta
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A última alternativa
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás