História, perguntado por alinethay, 1 ano atrás

na estrutura colonial brasileira, com relação as categorias que aui se desenvolveram, podemos identificar com facilidade, os grandes senhores rurais e seus escravos. neste contesto social ainda e possível afirmar que:
a) a sociedade brasileira colonial estava dividida em grandes proprietários rurais (homens livres) e escravos (mão de obra unica oferecida para o desenvolvimento dos engenhos).

b)existiam os lavradores: pequenos proprietários de terras, assalariados e donos de pequenos engenhos e poucos escravos.

c) a sociedade colonial ainda contava com os lavradores, homens livres não assalariados e pequenos proprietários; funcionários em cargos públicos.

d) uma rica nobreza de origem lusitana,proprietária de grandes latifúndios para a produção de açúcar, sustentada pela metrópole, controlava todas as atividades econômicas , alem da agricultura e do comercio, criando uma grande categoria de assalariados para trabalhar na lavoura ao lado dos escravos.
;

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
7
Alternativa A. Praticamente não havia mão de obra que não fosse escrava.

eltonalbano: Eu marquei a letra C
Usuário anônimo: Primeiramente pensei em marca-la tbm.. mas, veja bem, existia realmente uma minoria assalariada, no caso dos feitores, por exemplo. Quanto aos lavradores, eu lembro de ter lido algo sobre trabalharem para a subsistência do engenho, com outros tipos de plantação, recebendo por isso, mas creio não o suficiente para terem propriedades, como o item afirma.
Usuário anônimo: Tbm não havia possibilidade de lavradores ocuparem cargos públicos.
Usuário anônimo: Posso estar enganada, mas espero ter ajudado.
Perguntas interessantes