Na esteira da discórdia entre judeus e palestinos nos territórios por eles disputados está o movimento sionista, apontado por muitos como um dos principais elementos relacionados com o aumento das tensões entre ambos os lados da questão. De toda forma, o sionismo não é a causa do problema em si, mas um de seus fatores históricos mais importante.
Entende-se por sionismo:
a) a intenção proeminente dos povos árabes de tentar erradicar os judeus do Oriente Médio.
b) a crença religiosa de que judeus e muçulmanos são povos excludentes e que jamais entrarão em paz .
c) a busca dos judeus pela Terra Prometida, nos arredores de Jerusalém, com a consequente criação de seu Estado-Nação.
d) o movimento de resistência dos judeus frente às constantes ameaças árabes promovidas em todo o mundo .
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
O sionismo é um movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado nacional judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel.
c) a busca dos judeus pela Terra Prometida, nos arredores de Jerusalém, com a consequente criação de seu Estado-Nação.
Jerusalém é considerada uma terra sagrada, não somente para os judeus mas para as mais diferentes religiões localizadas no oriente médio, e por isso ela é centro de disputa entre esses grupos, criando diversos movimentos de conquista.
O sionismo, de maneira simplória, é um movimento política em busca do reconhecimento de um Estado judaico independente e soberano sobre Jerusalém, o que se torna bem difícil porque essa terra como já dito é importante para mais de um grupo religioso.