Na espécie humana a polidactilia é determinada por gene dominante e a ausência de polidactilia por gene recessivo.Do casamento de um homem com polidactilia homozigótico dominante com uma mulher sem polidactilia ,encontre os genótipos e fenótipos de F1 e F2:
Soluções para a tarefa
A geração F1 será composta 100% por indivíduos afetados e heterozigotos (Aa), já a geração F2 será composta por 75% dos indivíduos afetados (AA, Aa e Aa) e 25% sendo normais (aa).
- Mas como chegar nessa proporção ?
É bastante simples, vamos ler o que a questão nos disse. Ela nos disse que na espécie humana, a polidactilia é determinada por um gene dominante e a ausência da polidactilia é dada por um gene recessivo. Dito isso, nos diz que do casamento de um homem com polidactilia homozigótico dominante com uma mulher sem polidactilia, nos pede para determinarmos os genótipos e fenótipos da geração F1 e F2.
- Vamos anotar o genótipo do casal :
- Fazendo o cruzamento entre o casal :
a a
A Aa Aa
A Aa Aa
Essa é a nossa geração F1, e ao analisarmos esse quadro de Punnett, podemos inferir que 100% dos indivíduos serão heterozigotos (Aa) e polidáctilos.
- Retrocruzando a geração F1 :
A a
A AA Aa
a Aa aa
Essa é a geração F2, que foi encontrada a partir do retrocruzamento da geração F1 que é totalmente heterozigota. Analisando o cruzamento, podemos concluir que :
Portanto, a partir dos cruzamentos, podemos concluir que a geração F1 será 100% heterozigota e polidáctila, enquanto que a geração F2 será 75% afetada e 25% dos indivíduos serão normais.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/46901365
Bons estudos e espero ter ajudado :)