Na espécie humana a hemofilia é condicionada por um gene recessivo e ligada ao sexo. Um casal de coagulação normal tem uma criança hemofílica. A partir desses dados, responda: a) Qual o sexo da criança? Justifique * Esta pergunta é obrigatória b) Se os pais da mulher tiveram coagulação normal, de qual genitor ela receberia o gene para hemofilia? Justifique *
Soluções para a tarefa
A hemofilia é determinada por gene recessivo presente no cromossomo X, na parte não homóloga ao cromossomo Y. Portanto, para um homem ser hemofílico, basta apresentar uma cópia do gene (XY); mulheres hemofílicas devem apresentar 2 cópias (2 alelos) pois são XX.
a) Se um casal normal para a coagulação do sangue teve uma criança hemofílica, ela obrigatoriamente é do sexo masculino:
Casal = X⁰Y ₓ X⁰X° (representei por ° o gene para hemofilia)*
Gametas = X⁰ - Y e X⁰ - X°
Filhos possíveis = X⁰X⁰ - X⁰X° - X⁰Y - X°Y
³/₄ normais ¹/₄ hemofílico (e menino)
b) Observe no cruzamento: esse resultado só foi possível porque a mulher é normal heterozigota (portanto a portadora/transmissora do gene recessivo da hemofilia). Se o pai fosse o portador do gene, ele obrigatoriamente, seria hemofílico. Um homem hemofílico transmite o seu cromossomo X° só para as filhas. Como o enunciado esclarece que os pais da mulher também são normais, então ela herdou o gene da sua mãe (de mesmo genótipo heterozigoto).
*OBS.: substitua as letras ⁰ por H e ° por h na representação dos genes.
Espero ter ajudado.