Na elaboração da Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE), existe uma ordem correta de se expor ordenadamente as receitas e as despesas. Qual destas ordens está incorreta?
(Ref.: 202108977580)
Do valor do resultado bruto subtraia todas as despesas e some todas as receitas para se chegar ao resultado antes do IR/CSLL.
A partir da receita líquida de vendas, deve-se subtrair do custo do produto vendido para se ter o resultado bruto.
A Receita Líquida é a soma da receita bruta com as deduções de vendas
Por meio do saldo do resultado antes do IR/CSLL, é necessário subtrair o Imposto de Renda da Contribuição Social para se chegar ao valor do resultado líquido do exercício.
A partir da receita líquida de vendas, deve-se subtrair o resultado antes do IR/CSLL para, com isso, chegar ao saldo do resultado bruto.
Soluções para a tarefa
A afirmação incorreta é: A partir da receita líquida de vendas, deve-se subtrair o resultado antes do IR/CSLL para, com isso, chegar ao saldo do resultado bruto.
Correta - Do valor do resultado bruto subtraia todas as despesas e some todas as receitas para se chegar ao resultado antes do IR/CSLL.
Correta - A partir da receita líquida de vendas, deve-se subtrair do custo do produto vendido para se ter o resultado bruto.
Correta - A Receita Líquida é a soma da receita bruta com as deduções de vendas.
Correta - Por meio do saldo do resultado antes do IR/CSLL, é necessário subtrair o Imposto de Renda da Contribuição Social para se chegar ao valor do resultado líquido do exercício.
Incorreta - A partir da receita líquida de vendas, deve-se subtrair o resultado antes do IR/CSLL para, com isso, chegar ao saldo do resultado bruto.
Essa afirmativa encontra-se incorreta, pois em uma DRE, para obter o saldo do resultado bruto a partir da receita líquida de vendas, deve se deduzir ou subtrair os custos das vendas.
A DRE (demonstração do resultado do exercício) refere-se a um relatório que expressa de forma resumida as operações realizadas pela empresa, demonstrando se houve um lucro ou prejuízo no negócio, no período analisado.
Ela deve seguir a seguinte ordem:
Receita bruta
– deduções
= Receita líquida
– custo da mercadoria vendida
= Lucro bruto
– despesas com vendas
– despesas administrativas
– despesas financeiras
+ receitas operacionais
= Resultado operacional líquido
– despesas extra operacionais
= Resultado antes IR e CS
– provisões IR e CS
= Resultado líquido do exercício
Bons estudos!