ENEM, perguntado por jordannya14, 7 meses atrás

Na discussão política você certamente já ouviu falar em direita e esquerda não é mesmo? Quanto a esses conceitos conceitos podemos aferir que:


I- Essa terminologia vem desde a revolução francesa no século XVIII e designava aqueles na assembleia francesa que sentavam à esquerda, chamados de jacobinos (com sensibilidade para as questões sociais) e os que sentavam à direita, os girondinos (com sensibilidade para as questões econômicas).
II- a discussão se dá também em torno do ESTADO e de suas atribuições, pois nessa perspectiva “ser esquerda” é desejar um Estado mais voltado ao desenvolvimento social, à distribuição de renda, a políticas sociais, ao passo que ser de direita é conceber como função um Estado mais voltado à eficácia econômica, ao controle dos gastos públicos.
III- o cientista político italiano Norberto Bobbio (1995) vai afirmar que, ser de direita é achar que nós somos muito mais diferentes do que iguais, o acento é naquilo que nos separa, ao passo que os de esquerda acham que nós somos muito mais iguais do que diferentes, o acento é no que nos aproxima.
IV- a questão envolve o grau de dependência das pessoas em relação ao estado, pessoas mais ricas precisam mais do Estado e votam majoritariamente na esquerda, ao passo que os pobres identificam-se mais com os valores da Direita.



Assinale a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por dandan935
4

A Alternativa correta é a I

Durante o processo revolucionário começado em 1789, na França, os girondinos, considerados mais moderados e conciliadores, ocupavam o lado direito da Assembleia Nacional Constituinte, enquanto os jacobinos, mais radicais e exaltados, ocupavam o lado esquerdo. Essa é a origem da nomenclatura política que categoriza os posicionamentos políticos no interior dos sistemas políticos contemporâneos.

Perguntas interessantes