Na disciplina de fisiologia humana, durante a aula de fisiologia do sistema nervoso e integração com os músculos esqueléticos, você anotou em seu caderno que os neurônios realizam sinapse, e para isso ocorre todo o processo de despolarização da membrana celular, abertura dos canais de cálcio para liberação dos neurotransmissores para o neurônio seguinte ou órgão efetor, que nesse caso é o músculo esquelético. No entanto, após a aula, você decide continuar seus estudos sobre o tema para aprofundamento de seu conhecimento.
Em determinado ponto, você encontra um destaque nos materiais de estudo com a seguinte afirmação “Existem impulsos nervosos que continuam e fazem sinapse sem a abertura de canais de cálcio, ou seja, são independentes de cálcio”. Assim, você vai atrás da resposta e realiza anotações.
Na aula seguinte você questiona o professor as seguintes perguntas:
a) Explique por que existem impulsos nervosos que continuam seu trajeto e fazem sinapse sem que haja a abertura de canais de cálcio e liberação de neurotransmissores?
b) Descreva qual é o tipo de sinapse que ocorre nesse processo?
c) Cite quais são os órgãos que realizam esse tipo de sinapse? Por quê?
Agora, descreva quais as respostas que você encontrará do professor para cada uma de suas perguntas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Sobre a transmissão de impulsos nervosos, as respostas corretas são:
A) Esse tipo de transmissão de impulso nervoso é possível porque quando existe uma conexão direta entre os neurônios: as junções comunicantes, que conectam diretamente a membrana plasmática do neurônio pré-sináptico com o neurônio pós-sináptico.
B) O mecanismo de transmissão de impulsos nervosos que ocorre sem a liberação de de neurotransmissores é chamado de sinapse elétrica.
C) As sinapses elétricas tendem a acontecer em órgãos onde a contração muscular ocorre em toda a extensão do órgão, em todos os sentidos, como no coração e em músculo liso.
Vamos aprender mais sobre os tipos de sinapse!
Sinapse Elétrica e Sinapse Química
- Chamamos de sinapse a comunicação entre neurônios, onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra. Existem dois tipos de sinapse: a sinapse química e a sinapse elétrica.
- Na sinapse química, temos a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica (espaço entre o neurônio pré-sináptico e pós-sináptico). É um tipo de transmissão mais lenda, que depende de enzimas para produzir e "reciclar" os neurotransmissores. Também são necessários receptores específicos para os neurotransmissores no neurônio pós sináptico.
- Na sinapse elétrica, junções comunicantes entre os dois neurônios permitem o fluxo de íons, de tal forma que a despolarização de membrana pode continuar seu percurso sem a interrupção da fenda sináptica.
Veja mais sobre sinapses aqui:
brainly.com.br/tarefa/31819240
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Ed. Técnica,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Português,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Física,
10 meses atrás