Na década de 90, do século XX, as instituições educacionais passaram por reformas curriculares e a proposta de organização do ensino em ciclos de formação é uma delas. Essa forma de organização trouxe mudanças significativas para a estruturação curricular e a avaliação, com a implantação da progressão continuada. Passados vários anos e com base nos estudos realizados, podemos afirmar que:
O sucesso de implantação está garantido pelos projetos oficiais que prescrevam com clareza as ações a serem executadas.
As ações pedagógicas e administrativas devem ser modificadas de forma coletiva e participativa.
Os programas de formação continuada devem ocorrer após o processo de implementação.
A implantação de políticas de organização do ensino sempre deve ser realizada pelos níveis centrais - governo.
Equipes diretoras devem aceitar a proposta e desenvolvê-la com o apoio do coordenador pedagógico.
Soluções para a tarefa
Acerca de possíveis mudanças estruturais no ensino, em termos de avaliação e currículo, por exemplo, é correto dizer que as ações pedagógicas e administrativas devem ser modificadas de forma coletiva e participativa. Alternativa B.
Como devem ser feitas as reformas estruturais no ensino?
Os acordos que são feitos na área da educação em relação às novas abordagens avaliativas ou curriculares, expressam propostas firmadas entre vários estudiosos, como pedagogos e psicólogos, que não apenas decidem as melhoras, como as formas de implantá-las, sobretudo gradualmente, isso porque rompimentos bruscos com antigos sistemas não apenas causariam estranheza, como também impactariam os projetos vigentes de ensino.
Por essa razão são de caráter coletivo, não apenas expressando os interesses de altas instâncias educacionais, mas atendendo às necessidades de professores e alunos, os maiores interessados, haja vista que vivem a educação na prática.
Aprenda mais sobre a ações pedagógicas voltadas para a reestruturação do ensino: brainly.com.br/tarefa/28351733
#SPJ2