Na década de 90, a gestão pública passava por reformas que, mais tarde, viriam a ser modelos de gestão. Por exemplo, podemos citar o programa GESPÚBLICA, que, melhor dizendo, foi uma política em sua essência. Ainda podemos citar o programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBPQ e outros mais, citados no livro da disciplina.
Neste sentido, analise as assertivas abaixo e identifique quais características pertencem à política do GESPÚBLICA.
I – A excelência na qualidade voltada para o cidadão. A gestão de entidades e órgãos públicos pode e deve ser excelente, tendo inclusive como padrões, os internacionais, sem no entanto, deixar de ser pública.
II – O GESPÚBLICA deu abertura para criação da Secretaria de Assuntos Públicos, pasta importante do Governo Federal, que tem suas ramificações nos Estados e Municípios.
III - A criação do GESPÚBLICA foi de grande importância para o cenário público brasileiro, no que tange à gestão e organização dos órgãos públicos. Sua única falha foi ter sido implantado apenas nas esfera dos municípios, não sendo dimensionado no universo federalista.
IV – O programa GESPÚBLICA, apesar de suas grandes e notórias contribuições para a gestão de processos públicos, foi extinto em 2005, sendo substituído pelo PQSP Programa da Qualidade no Serviço Público.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
Apenas a assertiva I está correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Bom dia!
Somente a alternativa I está correta.
Criado através do Decreto n° 5.378, de 23/02/2005, o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPUBLICA, tinha o objetivo de promover uma gestão pública de excelência, visando contribuir pra a melhoria na qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para aumentar a competitividade do país.
Ser essencialmente público, contemporâneo e federativo foram algumas das principais características do GESPUBLICA.
Em 2009 a estratégia do GESPUBLICA foi ajustada para facilitar a construção coletiva de uma agenda de gestão, quando então instituições públicas brasileiras aderiram ao documento com orientações sobre gestão pública, denominado Carta de Brasília, elaborado pelo Ministério do Planejamento e o Conselho Nacional de Secretários de Administração - CONSAD.
O Programa GESPUBLICA foi revogado em 2017, através do Decreto Federal 9.094.
Era subordinado ao Ministério do Planejamento, tendo um Coordenador Geral Nacional e Coordenadores de Nucleos Estaduais nos diversos estados da federação.