Na década de 1980, as montadoras automobilísticas japonesas se instalaram nos Estados Unidos, e a notável eficiência dos processos fez com que os estudos acerca da cultura organizacional fossem intensificados, na tentativa de compreender os motivos da superioridade das indústrias japonesas frente às demais (SIQUEIRA, 2019).
SIQUEIRA, D. M. Teorias da administração e das organizações. 2019.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O tratamento igualitário para com seus funcionários e a simplicidade de processos e de gestão, aliados ao rompimento das barreiras hierárquicas, foram identificados como fatores diferenciais nas empresas japonesas.
Pois:
II. Ao contrário das propostas de especialização por meio da departamentalização e segmentação, o modelo japonês rompia as paredes hierárquicas, aproximando as lideranças acompanhar os processos e tomar decisões de maneira compartilhada.
Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) afirmativa(s) correta(s).
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
O sistema de produção Toyota envolve três ideias centrais, a racionalização da força de trabalho, o método just in time e a produção flexível.
A racionalização da força de trabalho consiste em formar subgrupos de colaboradores onde existiam vários grupos na mesma linha de trabalho com vários líderes.
O método just in time está ligada a redução do tempo de fabricação, sendo assim os é apenas fabricado o necessário na hora certa.
A produção flexível consiste em fabricar apenas a demanda do mercado, ou seja, o conceito de just in time também se encaixa aqui.
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da I,
Explicação:
A alternativa está correta, pois ambas uma vez que, no modelo japonês de gestão, as lideranças buscavam aproximar-se dos processos produtivos para tomar as decisões de forma compartilhada e de forma mais rápida. Além disso, a proximidade e o rompimento de barreiras hierárquicas eram encarados de forma positiva por líderes e operários.