“Na década de 1960, surgiu entre os historiadores de esquerda, como o argentino León Pomer, uma nova versão [sobre a Guerra do Paraguai]. O conflito teria sido fomentado pelo imperialismo inglês. O Paraguai era um país de pequenos proprietários que optara pelo desenvolvimento autônomo, livrando-se da dependência externa.
Brasil e Argentina definiam-se como nações dependentes, baseadas no comércio externo e no ingresso de recursos e tecnologia estrangeiros. Além disso, os ingleses estariam interessados em controlar o comércio do algodão paraguaio [...] (FAUSTO, Bóris. História do Brasil. 13º Ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008, p. 209).
Sobre a Guerra do Paraguai, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta
I- Segundo Bóris Fausto, a historiografia de tendência esquerdista proporcionou rediscutir a Guerra do Paraguai.
II- O interesse inglês em controlar o comércio de algodão paraguaio tem a intenção de fomentar a sua indústria têxtil
III- O Paraguai aceitou a dominação da burguesia portenha de Buenos Aires por ser considerado um país sem grandes riquezas.
IV- Durante o século XIX, o Paraguai se assemelhava aos países da America Latina por ter mantido forte dependência com o mercado estrangeiro.
Escolha uma:
a. III; IV
b. I; II; III; IV
c. I; II
d. I;II;IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Acho que é a letra d) I; II; IV
Respondido por
0
Resposta:
A resposta correta é a letra C. I e II estãoc corretos
Explicação:
Com a visão esquerdista eles observaram o interesse dos ingleses em controlar o comércio de algodão paraguaio pois fica evidente que com a Guerra do Paraguai a única beneficiária foi a Inglaterra, que forneceu armas e empréstimos, ampliou seus negócios na região e acabou com a experiência econômica paraguaia
Perguntas interessantes
ENEM,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás