Ed. Técnica, perguntado por rondonnrondon, 1 ano atrás

na decada de 1960, o ecomarxismo ou ecossocialismo surgiu na Europa e na Austrália. Foi uma ideologia que avalia as ideias marxistas com as ideias

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
13

Olá!


Sua questão está incompleta. Abaixo segue a mesma em sua integralidade.


O ecomarxismo ou ecossocialismo surgiu em meados da década de 1960 na Europa e na Austrália. Trata-se de uma ideologia que alia as ideias marxistas com as ideias do socialismo, da ecologia, da política verde e da alterglobalização. Neste sentido, sobre alterglobalização.

é correto afirmar:

a. trata-se de uma teoria que engloba as teorias econômica e sociológica, além de ser considerada um método filosófico num olhar revolucionário de mudança social.

Falso. A alterglobalização faz uso de outros mecanismos filosóficos para pensar conceitos, não sendo, dessa forma, um método em si.


b. trata de uma filosofia política que rejeita a noção do socialismo como controle centralizado da economia por meio do Estado propondo uma sociedade livre de hierarquia coercitiva (obrigatória).

Falso. Não é, a alterglobalização, uma filosofia política, nem mesmo é uma filosofia.


c. que se originou na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que teciam críticas à industrialização e propriedade privada do século XVIII e por essa razão que, segundo o pensamento marxista, o socialismo somente seria alcançado por meio da luta de classes e pela revolução do proletariado, sendo a fase de transição entre o capitalismo e o comunismo.

Falso. Este conceito, aqui disposto, é o do comunismo, como entendido por Karl Marx e Friedrich Engels.


d. trata-se do processo de construção de alternativas para organizar as mudanças nas áreas nas quais a globalização (econômica, financeira e informativa) produz efeitos negativos. Esse conceito se originou da discussão transnacional ao longo do ano de 2001, engajado na elaboração conjunta do FSM - Fórum Social Mundial.

Correto. Para superar os prejuízos ambientais do desenvolvimento capitalista sem responsabilidade, fundou-se a ideia de uma alterglobalização, que respeite, neste sentido, os limites dos recursos naturais.


e. que é uma teoria da organização econômica que diz respeito à administração e propriedade pública e coletiva dos meios de produção e distribuição de bens para garantir a igualdade de oportunidade para as pessoas, chamada de método igualitário de compensação e por essa razão é plataforma política da esquerda, pois relaciona com a atuação do Estado ao bem-estar social.

Falso. A alterglobalização não é uma teoria da organização econômica, mas um conceito formado por uma série de filosofias e pensamentos diferentes, que convergem em sua preocupação social.

Respondido por marcossuper10
7

Resposta:

COMO A QUESTÃO ESTA INCOMPLETA!!

DEVE SER ESSA QUE VOCÊ SE REFERE!!

1. O ecomarxismo ou ecossocialismo surgiu em meados da década de 1960 na Europa e na Austrália. Trata-se de uma ideologia que alia as ideias marxistas com as ideias do socialismo, da ecologia, da política verde e da alterglobalização.

Neste sentido, sobre alterglobalização é correto afirmar:

a) Trata-se do processo de construção de alternativas para organizar as mudanças nas áreas nas quais a globalização (econômica, financeira e informativa) produz efeitos negativos. Esse conceito se originou da discussão transnacional ao longo do ano de 2001, engajado na elaboração conjunta do FSM - Fórum Social Mundial. ALTERNATIVA CORRETA  

b) Trata-se de uma teoria que engloba as teorias econômica e sociológica, além de ser considerada um método filosófico num olhar revolucionário de mudança social.

c) Que é uma teoria da organização econômica que diz respeito à administração e propriedade pública e coletiva dos meios de produção e distribuição de bens para garantir a igualdade de oportunidade para as pessoas, chamada de método igualitário de compensação e, por essa razão, é plataforma política da esquerda, pois relaciona com a atuação do Estado ao bem-estar social.

d) Que se originou na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que teciam críticas à industrialização e propriedade privada do século XVIII e, por essa razão, que, segundo o pensamento marxista, o socialismo somente seria alcançado por meio da luta de classes e pela revolução do proletariado, sendo a fase de transição entre o capitalismo e o comunismo.

e) Trata-se de uma filosofia política que rejeita a noção do socialismo como controle centralizado da economia por meio do Estado, propondo uma sociedade livre de hierarquia coercitiva (obrigatória).

Explicação:

Perguntas interessantes