História, perguntado por maa12, 1 ano atrás

Na década de 1920, o fascismo surge como uma posição política de crítica às democracias liberais e ao comunismo soviético por considerar que essas duas formas de governo destroem o valor supremo da nação e da pátria, quer pela corrupção econômica e política, que pregando o internacionalismo proletário que enfraquece as forças do Estado nacional. Sobre quais ideais se forma o fascismo e em que países consegue se impor como forma de governo?

Soluções para a tarefa

Respondido por brenoreis17
5
O fascismo se forma em diversas ideias:

1 - Etnocentrismo: É a valorização da cultura local em detrimento da externa. É dizer, por exemplo, que a Cultura européia é melhor que as demais culturas mundiais.

2 - Culto ao Líder: Um líder governa a nação e ele é o grande "guia" da pátria que leva ela à prosperidade, pessoas como Hitler, Mussolini, Franco e Salazar são exemplos de líderes fascistas.

3 - Autoritarismo: Um Estado forte que controla tudo e todos, não tolera oposições e faz tudo para controlar e manter a ordem (militarismo)

4 - Expansionismo: Embora alguns países não tenham aderido ao expansionismo, é uma das características do fascismo , onde a nação deve conquistar as outras para se tornar "grande". Um exemplo comum foi a Alemanha Nazista que conquistou alguns países ao seu redor em 1938 e 1939



Alguns países que aderiram ao fascismo:

Portugal: Ditadura de Salazar
Espanha: Ditadura de Franco (após guerra civil espanhola)
Alemanha: Ditadura de Hitler (perdeu as eleições mas conseguiu dar a volta por cima com o apoio do parlamento)
Itália: Ditadura de Mussolini (Conseguiu amplo apoio após uma marcha em Roma, se eu não me engano foi chamada de "Camisas pretas" ou "Camisas Negras").
Perguntas interessantes