Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro. O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes, o que significa que a Entidade dele pode dispor livremente, claro que nos limites estabelecidos pela ordem jurídica e, sob certo aspecto, da racionalidade econômica e administrativa.
O Patrimônio também é objeto de outras ciências sociais – por exemplo, da Economia, da Administração e do Direito – que, entretanto, o estudam sob ângulos diversos daquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos. A Contabilidade busca, primordialmente, aprender, no sentido mais amplo possível, e entender as mutações sofridas pelo Patrimônio, tendo uma visão prospectiva de possíveis variações.
Por aspecto qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc.
O atributo quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a Contabilidade assuma posição sobre o que seja "Valor", porquanto os conceitos sobre a matéria são extremamente variados.
Do Patrimônio deriva o conceito de Patrimônio Líquido, mediante a equação considerada como básica na contabilidade:
(Bens + Direitos) – (Obrigações) = Patrimônio Líquido
No Balanço Patrimonial, desde que ele seja corretamente estruturado, logo depois das obrigações para com terceiros, a qual é representada pelo Passivo Circulante e pelo Passivo Não Circulante, temos o Patrimônio Líquido.
De acordo com os conceitos apresentados, explique porque o Patrimônio Líquido faz parte do passivo. Qual a diferença entre capital próprio e capital de terceiros? Como a separação entre as origens de capital influencia na elaboração do Balanço Patrimonial?
Soluções para a tarefa
O Patrimônio Líquido corresponde a diferença entre o ativo e o passivo, sendo os valores que os sócios de uma empresa possuem em seu caixa. Logo, o patrimônio líquido também pode ser considerado como capital próprio, uma vez que representa o dinheiro que os acionastam desembolsam ou o lucro da empresa. Apesar de ser a diferença entre o ativo e o passivo, o patrimônio líquido faz parte do passivo devido o estabelecimento dado na Lei 6.404/76 que considera que o passivo faz parte do ativo pela representação dele sob as obrigações que a empresa possui ou assumiu para realizar suas atividades, como a utilização do capital próprio ou mesmo do capital de terceiros.
O Capital próprio como já mencionado é o dinheiro dos acionistas na empresa, enquanto o capital de terceiros corresponde a todo valor derivado de empréstimos, cuja responsabilidade da empresa é de quitar o débito depois.
Espero ter ajudado !